sábado, 13 de março de 2010

Como organizar e guardar suas fotos

Existem boas maneiras de guardar seus arquivos virtuais: HD Externa, gravar em CD´s/DVD´s. Evitem realmente deixar no computador, pois no caso de uma eventualidade você pode perder tudo mesmo.

Organize-se: Grave as fotos / vídeos em DVD por Data (Ano e Mês) Por ex.: DVD 2010 - Pasta Janeiro - Ano Novo, Férias, Praia (nomes das pastas). Assim fica fácil você encontrar uma foto quando precisar.

Se você souber utilizar tags, isso ajuda bastante tb. Hoje existem programas gratuitos que utilizam esse sistema. O próprio Windows Live Galeria de Fotos é um deles. Assim você dá "palavras-chaves" para as fotos: aniversário, Ana, João, rosa, praia, etc

O mesmo vale para vídeos.

Outra recomendação importante, é evitar riscar os DVD´s com canetas (aquelas de escrever em DVD mesmo). Isso pq com o tempo, a química da caneta pode danificar o disco. E você não vai querer perder as fotos do seu aniversário que foi tudo, né ?! . Para dar nome, compre capinhas individuais, pode ser até aquelas de papel. E guarde as mídias em locais arejados, longe de iluminação forte e lugares úmidos.

A cada dois anos, é bom dar uma verificada nos discos, para que na eventualidade de algum dar problema, você terá tempo de recuperar as imagens.



Apesar de estar mais segura, guardar arquivos importantes na net não é recomendado, uma vez que esse serviço ainda é instável para os pequenos usuários.

Outra sugestão para não deixar as fotos "morrerem' no virtual, é imprimi-las e montar álbuns. Uma boa alternativa é o fotolivro. Como um scrapbook digital, você monta as fotos com temas, e ainda ganha um jeito divertido de compartilhar as imagens com os amigos reais tb. Para quem não conhece: www.fotolivro.com.br

E para os vídeos, monte DVD´s já com a configuração para serem passados nos aparelhos domésticos, assim, se quiser compartilhar com alguém, já estão no formato correto.

Qualquer dúvida, podem me procurar no msn / email: contato@pryana.com.br



Bjos..

Ana Paula Sarkis
www.pryana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário